segunda-feira, 4 de maio de 2009

Programação da semana

Para o pessoal do 5º semestre (Telejornalismo e Produção de Programas de TV)

Na terça, vocês vão entregar e debater com o Alex os projetos dos programas de TV que vocês irão fazer

Na quarta, vamos discutir pautas sobre os 50 anos de Brasília para o concurso de telejornalismo da Record.


Para todos (5º e 7º semestre - Edição)

Na quinta, vamos assistir todos os progrmas, discutí-los e dar nota. Para isso, preciso que vcs me entreguem os programas prontos gravados em DVD na quarta e que postem no blog os relatórios de produção e edição (postem nos comentários abaixo).

Na quinta também vamos fazer mais uma rodada de pautas. Quero sugestões de pauta para 1 VT que possa ser gravado fora da faculdade. O tema tem que estar ligado à educação, mercado de trabalho, cultura ou comportamento, assuntos que interessem ao nosso público (os estudantes do Unicesp).

É isso... Inté...

10 comentários:

Grupo Iron Maiden de telejornalismo disse...

Relatórios GRUPO IRON MAIDEN
(Alyne Cibely, Gicele Silva, Jéssica Macêdo, Karla Neris)

VT Curso preparatório para concurso da ANAC e NC Sobre as catracas Após postagem do grupo de edição (Ana Carolina, Caroline Nardiane, Kemilly Bertine, Marôa Pozzebom, Renato, Thaís) no blog (http://teleunicesp.blogspot.com/) no dia 30 de março às 16:54, procuramos, na medida do possível realizar as matérias.
Na terça-feira(7) foi o primeiro momento com a câmera em mãos. O professor Alex Gusmão nos acompanhou. Já tínhamos selecionado alguns personagens (alunos) e ido de encontro com quem realmente interessava para o VT. Ao contrário do que diz na pauta, o responsável pelo curso preparatório não é o professor Luciano, mas a reitora Elaine e o professor Ricardo, este que não conseguimos contatar. Isso, além das fontes sugeridas na pauta não terem sido contatadas.

Fizemos algumas imagens de corte com o primeiro entrevistado, aluno do primeiro semestre de Aviação Civil. Com os outros alunos entrevistados não houve imagens de corte, pois, além da falta de experiência do grupo de reportagem, tivemos um desentendimento interno. Gicele Silva, estava acusando o restante do grupo de inatividade e perdemos um tempinho tentando resolver essa questão.

Já na quarta-feira(8), planejamos um pré-texto para o VT incluindo uma passagem. Sob orientações do professor Henrique Fróes, fizemos alterações na passagem e iniciamos um novo texto. Entrevistamos a reitora Elaine Fagundes e ainda sob orientação do professor, gravamos a passagem. Coletamos imagens para a nota coberta sobre as catracas. Buscamos João Teixeira, um dos alunos entrevistados para fazer imagens de corte, mas ele não foi à faculdade. O que dificultou muito neste dia foi o "comunismo" com a câmera. Tínhamos que dividí-la com o outro grupo "Deep Purple", cada minuto portando-na era sagrado!

Quinta-feira (9) dia mais difícil ainda. Tudo resolvido internamente, vamos partir para os finalmente! Postamos os textos tanto para a nota coberta como para o VT no Blog durante à tarde. Alyne Cibely foi escalada como âncora. Ao chegarmos à faculdade, passamos a fita para o grupo de edição, que informou da seguinte forma "o texto está horrível" vamos mexer. E ficaram por conta de mexer no texto e capturar as imagens, enquanto Alyne Cibely não chegava para apresentar o programa.

Alyne Cibely chegou e ainda não tinham elaborado (editado...) o texto para a cabeça. Quando finalmente ela foi gravar a apresentação, a edição solicitou mais imagens de corte. A muito custo conseguimos a câmera e uma outra fita para fazer essas imagens. Não encontramos novamente o nosso personagem principal para fazer as imagens de corte com ele. Fizemos outras e o professor Fróes sugeriu para o grupo de edição que eles ou diminuissem o Off ou tirassem o personagem. Lá pelas tantas, por volta das 22 horas, o grupo de edição ordenou que gravássemos outra passagem, justificando que o texto estava na voz passiva e que o termo GÊNERO era PROIBIDO. Conversa vai, conversa vem, apelamos ao professor Fróes que esteve na gravação da passagem, ele disse que a passagem estava boa e que não era necessário regravar.

O tempo foi passando, e a edição esqueceu de passar o texto para o off. Lá pelas 22:30h entregaram uma parte, muito mal escrita. Depois de gravada, passaram a outra parte mais mal escrita ainda. Sem sentido nenhum e com várias palavras repetidas. Mas com tantas discussões e pelo apelo da hora, o off foi gravado assim mesmo. A edição, também não passou o off para a Nota coberta sobre as catracas e foi embora, sem dar a menor previsão. E assim, fechamos a quinta-feira.

O texto do off da nota coberta foi postado no blog http://teleunicesp.blogspot.com pelo grupo de edição apenas no dia 3 de abril e gravado na semana seguinte

Edição:Na primeira edição que realizamos em conjunto com o Grupo Iron Maiden de edição, observamos mais e corremos atrás de alguns ajustes junto ao grupo Deep Purple que estava fazendo matérias sobre leitura e sobre lanchonete.

VT Semana de Administração do Unices e Stand-up viagem do Creomar à FlóridaAs pautas foram postadas no dia 22 de abril pelo grupo de Edição (Ana Carolina, Caroline Nardiane, Kemilly Bertine, Marôa Pozzebom, Renato, Thaís) no blog. No mesmo dia, à noite, Henrique Fróes nos designou para produção da pauta. Coletamos algumas imagens, fizemos a entrevista com o coordenador do curso de Administração. Na impossibilidade do aluno sugerido na pauta para nos ceder a entrevista, buscamos outro que também participa da organização do evento.

Na ocasião ainda não tinham sido produzidos materiais de divulgação, então nossas imagens de corte se limitaram ao coordenador, aos alunos de administração que estão organizando o evento, à fachada da faculdade e imagens de arquivo. Também no dia 22 publicamos a sugestão de texto para o VT. Neste dia estavam presentes: Jéssica Macêdo e Karla Neris.

No dia 23 dividimos a câmera com o outro grupo de produção, e por falta de tempo, não fizemos o povo fala. Gicele Silva gravou o stand-up com o Creomar. O grupo de edição, nesta ocasião notavelmente receptivo, nos passou o texto da cabeça e do OFF do VT. O Fred do grupo Deep Purple gravou todas as cabeças (não sabemos por qual critério definiram assim nesse dia), Jéssica Macêdo gravou o Off.

EdiçãoParticipamos mais ativamente da edição junto ao grupo Iron Maiden de Edição. Entretanto, encontramos muitas dificuldades no material coletado pelo grupo de produção (grupo sob coordenação de Otávio Jr.). Imagens de corte mal gravadas e sonoras ora relativamente boas de texto e ruins de imagem, ora ruins de texto e boas de imagens. O repórter que gravou a passagem não estava no dia e o Otávio teve que gravar o Off que não se adequou às imagens.

Então, o grupo de Edição Iron Maiden ficou por conta de resolver esses “probleminhas”.

O grupo de Edição Iron Maiden foi muito receptivo e atencioso com nossa inexperiência. Nos deu oportunidade de fazer a edição e nos ensinou algumas coisas básicas sobre o processo.

Anônimo disse...

Grupo 3 - sister of mercy

Nesta semana não ocorreu nenhum tipo de problema. O grupo de produção entregou o material para editar em tempo hábil. As sonoras estavam com o audio bom e com muitas opções para o vt. A unica reclamação é por conta das imagens do Stand-up, pois havia pouco teto e a cabeça do reporter e do entrevistado ficaram "cortadas".

Ludmila Lucas disse...

Grupo Farth no More

Depois que a equipe de edição postou o material no blog, pegamos a câmera para providenciar as filmagens. Na terça-feira, uma das entrevistadas, começou a dar a entrevista, porém passou mal e pediu que o andamento fosse dado na quarta-feira. O professor Alex Gusmão estava auxiliando neste dia. O rumo da matéria acabou mudando. O VT aumento de alunos no Unicesp iria se transformar em Nota Coberta porque a NC tinha mais detalhes do que o próprio VT e acabou se destacando, mas ao final foi decidido deixar tudo como estava.

O processo de produção do VT foi complicado e desgastante. Um dos entrevistados não tinha ‘tempo’ disponível para as entrevistas, e acabou só a concedendo em cima da hora. Muitos dados também não estavam disponíveis, como é o caso da quantidade de bolsas concedidas este ano, fundamental para a produção da matéria.

Com relação à NC sobre a Colação de Grau, houve um equívoco na pauta. Foi informado que a colação mudou do Auditório do Unicesp para o Clube do exército, mas na realidade isso já ocorria há um certo tempo, dependendo da quantidade de alunos. O clube do exército também não é o único local disponível, e as formaturas ainda podem ocorrer no Unicesp dependendo da quantidade de alunos.

Houve atraso na entrega do material para o grupo de edição, mas uma das principais causas foi a demora para tentar buscar as informações, e a dificuldade nas entrevistas.

No total foram feitas três entrevistas, duas delas feitas por mim, Ludmila Tavares e a terceira feita por Viviane Brito. A apresentadora foi a Elika Barbosa. Todos os integrantes do grupo acompanharam o processo de produção, embora alguns não tenham gravado essa semana.

No segundo VT produzido, quem faz o Unicesp, correu tudo bem. Não tivemos problemas na produção da pauta. O grupo de edição se mostrou sempre disponível para esclarecer dúvidas e inclusive orientar quem estava gravando.

As entrevistas foram feitas por Denis Lima e Elika Barbosa. O apresentador foi o Denis. Todos os integrantes participaram assim como da última vez do processo de produção. Nos dois casos, o texto do VT foi escrito por mim, Ludmila Tavares, embora não tenha gravado ainda.

Fred disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fred disse...

Relatório de produção
Grupo:
Deep Purple (grupo 5º semestre):
- Eduardo Cândido
- Frederico Resende
- Márcia Aranha
- Rafael Noronha

Na reunião que definiu as pautas dos Stand-ups e dos VTs houve uma série de confusões. Em primeiro lugar, o combinado na reunião era que o grupo Faith no More iria nos pautar no Stand-up (fazendo uma inversão com a equipe Sisters of Mercy), mas na semana que se seguiu (depois de ter sido gravado o stand-up) um dos integrantes do Faith no More nos informou que o grupo que deveria ter nos pautado era mesmo o Sisters of Mercy.

Em segundo lugar, quem iria nos pautar no Stand-up não nos enviou pauta alguma e, muito menos, nos forneceu orientações, o que deveria ter ocorrido. No entanto, durante as gravações não houve problema algum, tudo ocorreu conforme o esperado. O pessoal do Hospital dos Olhos (HOB) nos recebeu sem qualquer restrição e nos forneceu informações relevantes para o trabalho desenvolvido.

Já a pauta do VT sobre o acesso para deficientes físicos na faculdade veio com bons detalhes e abordagem definida. Única contra tempo sério foi a confusão quanto ao representante da instituição que deveria falar sobre o assunto. Um professor havia sido indicado como coordenador de acessibilidade, porém não era e perdemos um bom tempo conversando com ele e até mesmo fazendo imagens para descobrir que ele não tinha o que precisávamos. Por sorte conseguimos falar com a reitora, que gentil cedeu uma entrevista. Já os personagens, cadeirantes, também foram bastante atenciosos e responderam com detalhes sobre as condições que a faculdade oferece para pessoas como eles.

No final as gravações ocorreram com boa fluidez e o material que produzimos satisfez tanto a equipe de edição quanto a nós mesmos.

Anônimo disse...

Grupo Iron Maiden
Taynara Aires, Daiana Lima, Giuliana Costa, Fred Prado, Ingrid Cambraia e Maressa Argente.
O grupo editou dois vts e uma nota coberta.

VT - Aumento no número de alunos.
Quando a fita foi entregue havia duas repórteres na matéria, foi solicitado então que apenas uma pessoas regravasse a passagem e isso foi feito. Alteramos também algumas partes do texto que não estavam bem escritas.

NC - Colação de Grau
Vi agora pouco que o grupo do 5º semestre fez comentários não muito justos com a pauta. Em primeiro lugar, repórter não foi feito apenas para aparecer, ele deve fazer todas as perguntas necessárias para os entrevistados, podendo dessa maneira descobrir mais informações relevantes. Por tanto se o entrevistado apresentou informações que no momento eram desconhecidas que ótimo! De qualquer maneira pode até ser que a pauta não estivesse boa, mas o repórter tem obrigação de tentar ao menos salva-la.

VT - Centro Universitário
O grupo do Gustavo gravou a matéria e entregou a tempo. A questão é que o texto não fazia sentido. Não tinha explicação do que era centro universitário e era uma confusão entre universidade e faculdade, sendo que cada qual tem um significado. Tentamos regravar com o único componente do grupo que estava presente o Otávio, mas ele ainda não está com o ritmo muito bom. Foi decidido às 22h15 que o próprio grupo de edição faria na segunda-feira o vt. Na segunda não conseguimos câmera, na terça tinhamos apresentação de seminário e na quarta conseguimos gravar tudo e hoje o material será editado. O grupo não fez a nota coberta sobre a Semana de Comunicação, eles fizeram nota coberta sobre o mesmo assunto do VT. A Giuliana se responsabilizou em gravar a nota, mas o entrevistado Fernanda Molina não tinha nenhuma informação pra passar e não apareceu mais na faculdade desde terça-feira. Então, a nota caiu!

O grupo
Giuliana Costa ficou praticamente na edição, até porque ela tem mais facilidade com o programa Premier e apenas uma pessoa pode ficar no computador.
Taynara, Daiana e Fred acompanharam todo o processo dos vts como, por exemplo, revisão de textos, gravação de cabeças e passagem. Daiana foi ainda repórter de uma das matérias.

Gustavo Fleury disse...

Grupo Sister of Mercy
(Gustavo, Márcio Otávio, Otávio Jr e Juliana)

VT sobre o programa de rádio da Revista 100,9 - Rádio Cultura Após discussão sobre a pauta organizamos um plano de ações que envolveu as filmagens na própria rádio onde são os produzidos os programas. Conversamos e depois fizemos imagens dos técnicos, radialistas, locutores e os estagiários envolvidos. Realizamos um stand up com o Claudêmio Costa, produtor chefe das edições. O reporter do grupo, Gustavo, perguntou a ele sobre os principais pontos do programa, o viés alternativo e as inserções musicais. Márcio e Otávio gerenciaram as filmagens, sob coordenação de Juliana. Gravamos os OFFs na própria faculdade e ainda colhemos sonoras da aluna Jéssica Macêdo (assistente de produção do programa e aluna do curso de jornalismo) e também do Prof.Romualdo, que integra o grupo dos organizadores do programa e aquele que faz a ligação entre alunos e a rádio.

Na pós produção, na gravação das cabeças, coube a Juliana fazer a gravação. Os outros alunos acompanharam o processo e a ajudaram no que foi socilitado.

Nota coberta sobre a atuação da Assessora de Imprensa da Unicesp De posse da pauta produzida pelo grupo Iron Maiden, montamos um texto que identificasse as principais informações sobre a atuação da nova assessora de imprensa. Fizemos imagem do trabalho dela em vários ângulos para poder suprir as informações do texto. O Off tambem foi gravado na própria universidade.Após isso, encaminhamos ao outro grupo o material para ser editado.


VT sobre a transformação da Unicesp em Centro UniversitárioInicialmente criamos um texto em que constavam a passagem e os offs, marcando as sonoras que iríamos realizar. Depois fomos colher opiniões dos alunos, professores e técnicos da instituições sobre esse processo de transformação e no que ele influiria diretamente (fala povo). Após isso fizemos imagens de vários cenários da faculdade para os offs que seriam produzidos. Gravamos duas passagens na própria faculdade. Fizemos um stand up com o Prof.Fernando Molina, coordenador do curso de jornalismo, momento em que nos falou sobre este processo segundo seu ponto de vista. Após todo este material produzido, gravamos uma cabeça com o aluno Otávio Jr, sob a coordenação dos outros alunos, Gustavo, Márcio e Juliana, que auxiliaram no fechamento do material. Após isso, encaminhamos ao outro grupo o material para ser editado.

Observações : Sentimos dificuldade para encontrar pessoas responsáveis pela administração da faculdade e que nos poderiam informar sobre este processo de transformação em Centro Universitário.Seguidas vezes na parte da noite procuramos algum responsável, mas não encontramos uma pessoa que falasse em nome da instituição.

Edição
Participamos ativamente da edição do material (VT) produzido pelos estudantes sobre o curso de aviação da Unicesp.

Gustavo Fleury disse...

Corrigindo a informação anteriornomes de todos do grupo Sisters of Mercy
Gustavo,Lorena, Andrea,Ana G -
Jusciléia, Luiza, Otavio Junior -
Juliana e Márcio Otávio

Grupo Deep Purple disse...

Para produção do VT sobre a Revista 100,9, grupo que tinha o Gustavo como repórter, tivemos dificuldades com as imagens coletadas, como imagens desfocadas, sem bater branco, com a luz estourada etc. Além do problema do grupo não aceitar certas decisões dos editores, por acharem que o VT não precisava de modificações.

Quanto ao VT relacionado aos funcionários do UnIcesp e do Desafio Sebrae, as meninas componentes do grupo foram ótimas, sempre prestativas, entregaram o material já decupado e sempre que era preciso faziam as modificações necessárias. Não que aceitassem tudo sem contrapor as ideias, mas discutiam o assunto e chegávamos a um consenso.

Em relação aos membros do grupo de editores. A Elainy Cristina teve problemas pessoais no começo dos trabalhos, mas durante as últimas semanas participou bastante e foi importante para a finalização do trabalho. A Karolline Soares teve apenas uma falta durante todo o processo e sempre ajudou, tanto na edição quanto na ajuda aos grupos do 5º semestre para execução das matérias. A Danielle ajudou muito nas primeiras semanas e na produção das cabeças, teve problemas para acompanhar o final das últimas edições. A Rebeca foi quem editou, botou à mão na massa no programa, todo o trabalho, esteve presente todos os dias e se dispôs a ir fora do turno da aula para dar andamento ao trabalho, foi quem fez o trabalho andar.

Em resumo, essas produções trouxeram ensinamentos a todos e fez com que, os que participaram, tivessem a real visão como se produz um jornal, ainda que dentro das limitações que temos.

Unknown disse...

Faltou falar do Rafael Pacheco.
Bem, o Rafael teve apenas duas faltas,a 1ªvez ele estava viajando a serviço, a outra foi resolver problemas pessoais.
Ele ajudou nas edições e na produção das pautas.
Até cinegrafista ele foi!