segunda-feira, 13 de abril de 2009

Para a próxima aula (quinta, 16/04)

Na próxima aula, faremos uma nova rodada de pautas... Continuamos com matérias a serem proiduzidas dentro do Unicesp.. Dessa vez, vamos fechar o Boletim Unicesp com um VT e um Stand-Up (de preferência, com entrevista)... Lembrem-se de levar, no mínimo, duas sugestões de cada...



See ya!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Relatório
Grupo de edição - VT cursinho da Anac e nota coberta das catracas.

O grupo em aspecto geral obteve bons resultados. Todos os componentes esteve presente e a coolaboração foi em conjunto, ou seja, não ocorreu impasses internos. A equipe se atrapalou um pouco quando teve que lidar com o aspecto tempo, pois tudo teria que estar pronto no menor espaço de tempo possível, e para isso ocorrer, teria que ter uma melhor programação. Não quero dizer que a programação ou a organização foi totalmente extinta, mas pensar em pequenos detalhes, como saber a ordem de montagem da matéria, o verdadeiro foco foi em alguns momentos esquecido. A relação do grupo de edição com o grupo de produção sofreu alguns conflitos: choque no foco da pauta(interpretação), ausência de imagens suficientes para a edição, falta de comunicação entre os grupos e intolerância em relação as hierarquias de cada componente do grupo( confusão na hora de distribuir as ações necessárias para o fechamento do VT). Já em relação a nota coberta não ocorreu nenhum problema. Os lados positivos da produção desse VT foi conseguir fechar ele com o material que tinhamos em mãos, conseguir trabalhar em equipe e praticar a teoria na prática. Aprender pequenos detalhes da produção de uma matéria, como estilos de edição e produção diferenciados de cada indivíduo. Mesmo com algumas falhas técnicas foi possível fechar um VT com informações consistentes e com uma forte estrutura. Portanto, o objetivo de ter um produto finalizado com a possibilidade de compreensão foi alcançado.

Anônimo disse...

Relatório - Grupo 3 - Sisters of Mercy.

O trabalho de edição do grupo foi bom, levando em consideração tudo o que aconteceu. Houve problema no equipamento fornecido pela faculdade que prejudicaram severamente o já apertado cronograma. Além disso, o material entregue para edição apresentava falhas de áudio, o que fez com que 90% do depoimento de um entrevistado fosse inutilizado. Outro problema enfrentado foi o atraso do grupo de produção em finalizar as filmagens, foi perdido bastante tempo esperando por algo que já deveria estar pronto. Fora estes problemas a pratica foi proveitosa e positiva, porém precisa de um pouco mais de organização.

Fred disse...

Relatório de produção
Grupo:
Deep Purple (5º semestre):
- Eduardo Cândido
- Frederico Resende
- Márcia Aranha
- Rafael Noronha

Em 31 de março, última terça-feira, o grupo foi ao Unicesp iniciar as gravações das duas pautas repassadas pelo grupo “Sisters of Mercy”. Elas se estenderiam até quinta-feira, dia 02 de abril. Ambas foram discutidas e aprovadas em sala de aula, mas em suas versões finais postadas no blog criado pelo professor, não traziam elementos importantes para a gravação das matérias.

A pauta da nota coberta (sobre novidades na lanchonete da faculdade) não trazia o nome nem contato da fonte e entrevistada. A única referência era “dona da lanchonete”. Contudo, a apuração foi simples, visto que o próprio assunto não necessitava de muito aprofundamento, e o desenvolvimento foi dentro do esperado. Já as referências, dados e personagens para o VT (sobre os hábitos de leitura dos alunos de jornalismo) fizeram falta e atrasou o trabalho da equipe responsável pelas gravações.

Com a indicação explicita do professor de que deveria haver um personagem central na história, o mínimo que o grupo de editores, do 7º semestre, deveria ter feito era ter encontrado um. Com o perfil básico e um resumo sobre um aluno já ciente das gravações, o trabalho fluiria mais agilmente. O mesmo vale para outras pessoas importantes para o fechamento da matéria, como um professor e o bibliotecário, também sugeridos na pauta. Tendo nome e confirmação destas fontes, a nossa equipe poderia ter mais clareza da versão final do produto com mais antecedência. Procuramos alguns professores, mas por conta do horário de aula o contato foi dificultado e acabemos por fazer uma entrevista em cima da hora com o coordenador Fernando Molina. Outro contratempo criado por esse fato foi o de que a biblioteca não disponibilizava de dados chave apontados na pauta, resultando na “queda” de umas das sonoras sugeridas.

Apesar dessa falta de informações essenciais, o grupo de campo foi capaz de conseguir material bom para a matéria. O que não poderíamos esperar era que falhas técnicas ocorressem já na parte de edição. Com a fita em mãos, os editores detectaram problemas no áudio e isso impossibilitou que o programa ficasse da forma como fora planejado. Algumas adaptações tiveram que ser feitas, exigindo esforço extra das pessoas envolvidas.

Tivemos o apoio dos editores do nosso grupo em alguns momentos do fechamento do texto do VT, mas acreditamos que poderíamos ter recebido mais suporte. As pautas pelas quais ficamos responsáveis também acabaram sendo redigidas sem grande participação do 7º semestre. Quanto à participação dos integrantes do 5º semestre, podemos dizer que houve uma boa distribuição de tarefas. Os alunos estão dispostos a inverter papéis nos próximos trabalhos. Dessa forma equilibraremos as experiências adquiridas por cada um no que diz respeito ao material jornalístico para televisão.

Esperamos poder contar com os professores e alunos do 7º semestre para evitar a recorrência dos fatores que nos atrapalharam nessa semana de produção. Com certeza tiraremos boas lições dos bons e maus resultados obtidos neste trabalho.

Anônimo disse...

Pauta da Semana
grupo de edição: Ana Carolina, Caroline Nardiane, Denis Lima, Ludmila Lucas, Marôa Pozzebom, Élica, Kemilly Bertini, Viviane Brito, Renato Freire.

VT - Semana de Administração no Unicesp.
Encaminhamento: Nos dias 1,2 e 3 de junho, ocorre a semana de administração no Unicep. O objetivo é fazer uma prévia do evento de forma detalhada, ou seja, com todas as informações necessárias para o público. O VT é de serviço. É necessário também ser uma matéria convidativa e atraente. As pessoas no momento em que assistirem precisam sentir vontade e motivação para frenquentar a semana do evento. A divulgação dos patrocinadores também é relevante. Para complementar o VT podemos fazer uma busca de arquivo da semana de administração no ano passado. Nós temos certeza que ocorreu, mas não coletamos nenhum dado a respeito. Então é necessário também fazer um histórico da última semana de administração ocorrida.

Entrevistados:
- Jefefrson, aluno do 8º semestre de adminsitração responsável pela organização do evento
contato: 9968 0588 ou 8432 4958
- Spazziane, coordenador do curso de adminsitração
contato: 9262 7298
-Povo- fala: saber dos alunos, não só de administração, e sim do Unicesp em geral, o que eles acham da semana, se gostam da idéia e o que sugerem para o evento ser bem-sucedido.
********Por favor não esquecer de fazer imagens de corte dos entrevistados. Até mesmo do povo-fala, pois pode ocorrer de um entrevistado do povo-fala se transformar em um personagem.

Imagens necessárias:
-Logotipo da faculdade ( fachada)
- imagens do material do evento.
- se tiver divulgação na Internet ou site do Unicesp fazer imagens das divulgações
- Imagens do auditório, local principal do evento
- Imagens dos patrocinadores (logomarcas)
- Imagens de arquivo do evento do ano passado. O Marquinhos ou a professora Sandra deve ter isso.

Informações Complementares:
-horário do evento: 19h30 às 22h
-Fluxo das Palestras: 2 por dia no auditório, ou seja, no total serão 6 palestras.
- Ocorrerá um coffe break, que será oferecido pelos patrocinadores.
-Personalidades Ilustres: Waldez Lwidivick ( RJ), Luciano Pires (SP), Osmar Coutinho( Curitiba)
*Todos os palestrantes são consultores executivos e escritores.

**Acredito que não como fazer um personagem para essa matéria. Portanto podemos substituir por uma arte que mostre os pontos principais do evento. Um universitário em forma de bonequinhos e as informações em volta com os horário certinhos e tal..fica bonitinho.

********Algumas recomendações importantes :
- É necessário levar três fitas no dia da edição do VT e do stand-up. Ou seja, uma fita com as informações do VT, umas com o stand-up e uma para gravar as cabeças e os offs.
- Mandar para o meu e-mail também o mais rápido possível o nome e o contato do repórter, âncora e produtor escolhido do grupo de produção.
- Mandar o texto dos offs e das cabeças cerca de três dias antes para o meu e-mail (marmaroa@gmail.com) para que eu edite e mande de volta para o repórter gravar com antecedência. Precisamos ter os offs gravados antes do horário da edição para não ocorrer atrasos. O repórter precisa também se preocupar com a beleza da sua imagem no vídeo, pois é essencial em TV. Uma boa maquiagem e roupa adequada é totalmente necessário.
-Em relação as cabeças o âncora escolhido com antecedência precisa ir preparado no dia da edição. É necessário estar com o texto corrigido em mente, um terninho ou um terno em mãos e maquiagem básica tanto em caso de mulheres e homens. Os homens que gravam cabeça precisa apenas de uma boa camisa social com terno e um pó para passar no rosto, o cabelo e a barda deve estar arrumados. Quanto as mulheres é necessário uma maquiagem simples, o cabelo arrumado sem estar no rosto, oleoso ou preso. O terninho é essencial. Por favor retirar brincos e colares na hora da gravação.
- O repórter precisa me mandar também por e-mail o fechamento da matéria. Para que eu consiga saber o que o repórter quer. Não é a decupagem, é apenas o fechamento como sugestão.

PAUTA STAND-UP

Encaminhamento: Este satand-up será com entrevista. E o tema é a viagem do professor Creomar do Unicesp. O trabalho do professor Creomar foi escolhido para participar de um encontro, nos Estados Unidos para discutir a Polícia Externa entre EUA e América Latina. É necessário entender bem o assunto. Não tenho certeza, mas acho que ele foi o único brasileiro escolhido dentre os participantes. Ressaltar a importância do evento para o Unicesp e para o Brasil. Qual a sensação e a relevância de ser escolhido para esse evento. Lembrando que o stand-up não é a entrevista. Primeiramente o repórter entra com as informações e depois puxa a entrevista como complemento. É como se fosse um ao vivo. O professor Henrique disse que quer acompanhar a gravação desse stand-up. Ele vai estar diponível na faculdade nas terças, quartas e quintas à noite. Ou seja, o produtor precisa agendar com o professor Henrique e o professor Creomar no mesmo dia e horário.

* Sugestões de perguntas para a entrevista:
- Como foi o processo de seleção?
-Qual é o trabalho que ele desenvole nesta área.
- Como vai funcionar esse evento no exterior
- E a expectativa dele em relação a escolha e a viagem.
* O stand-up precisa ser bem natural, rápido e claro. A leveza e a naturalidade é essencial neste neste stand up.

Obrigada e Bom trabalho à equipe!
Aguardando o material...

Anônimo disse...

Grupo 3 - Sisters of mercy

Acessibilidade da faculdade para os deficientes físicos

Mesmo antes dos telejornais pautarem as dificuldades dos deficientes visuais em acessarem o comércio, instituições e órgãos públicos e privados, a Unicesp procurou instalar-se em um prédio em que os deficientes visuais tivessem acesso à instituição, proporcionando assim, a inclusão social dessa parte da sociedade. No entanto, alguns ajustes precisam ainda ser feitos. O aluno da faculdade tem dificuldade quanto ao uso dos elevadores que dão acesso aos andares superiores e subsolo: salas de aulas, biblioteca e setor administrativo. Isto em virtudes dos constantes defeitos que os elevadores apresentam.

Ângulo:
A importância de adaptação da instituição em oferecer estrutura para acesso dos portadores de necessidades especiais e mostrar que o deficiente físico deve ser incluso na sociedade.

Sugestão de perguntas: O que poderia ser feito, uma vez que todos os blocos do prédio têm elevadores, mas sempre estão apresentando defeito, para que os portadores de deficiência não fiquem impossibilitados de acessarem os demais andares.
Falta conscientização dos alunos não portadores de deficiência física.
POVO FALA: Os freqüentes problemas que os elevadores apresentam é pelo uso inadequado dos mesmos pelos alunos da instituição?

Personagens: David – Funcionário da Biblioteca e portador de necessidades especiais,

Procurar alguém da instituição que possa falar sobre o assunto.

OBS> Não se esqueçam de bater o branco antes de fazer imagens.
Fazer imagem de alunos usando o elevador
Não esqueçam de anotar o nome e curso dos alunos para caso de algum deles falar algo que seja interessante e possa ser usado sem ser no povo fala.

Anônimo disse...

Grupo: Iron Maiden

Pautas

Stand Up:
Semana da Comunicação da Unicesp. Falar sobre a programação e saber se tem alguma novidade este ano.
Entrevistar o coordenador do curso de Comunicação Social Fernando Molina.


VT - Centro Universitário

Informação:
O presidente da Soebras Ruy Muniz pretende transformar a Unicesp em Centro Universitário.

Encaminhamento:
Explicar o porquê, quais as vantagens para a instituição e para os alunos. Como se dá o processo?

Entrevistas:
Elane Melo.
Fazer um "O Povo Fala" com alunos.