sexta-feira, 27 de março de 2009

Pautas

Postem aqui (nos comentários) as pautas aprovadas na aula de ontem...

P.S.: 2 grupos ainda não postaram suas pautas.. O atraso vai acarretar em perda de pontos para o grupo..

13 comentários:

Anônimo disse...

Grupo Sisters of Mercy

Pauta VT - Leitura estudantes de jornalismo

Cidade: Brasília

Data: 20.03.09

Hora de saída da TV: 19h

Produtor: Gustavo Fleury

Reportagem _001

RETRANCA: Alunos e leitura


Roteiro

1º local ___Corredores do Unicesp - horário: 20:00 h

Entrevistar: aluno 1, aluno 2, aluno 3, aluno 4 e aluno 5


2º local ___ Corredores do Unicesp - horário: 21:00 h

Entrevistar: professor


3º local ___ Biblioteca do Unicesp - horário: 22:00 h

Entrevistar: bibliotecário



Objetivo da Matéria ou Documentário:

Fazer uma discussão sobre o hábito de leitura dos alunos do curso de jornalismo do Unicesp, comparando com o índice de leitura no DF, Brasil e outros países. Também conhecer as fontes de informação de notícias diárias dos alunos, isto é, de onde eles obtêm informações – jornais, revistas, internet, televisão, rádio etc.


Informações sobre o assunto e sobre entrevistados/personagens:

Entrevistar cinco alunos de jornalismo, um professor e um bibliotecário.


Observações:

OFF – Falar sobre o universo da leitura, dos benefícios de se ler e da importância do conhecimento generalizado para um jornalista.


SONORAS 1 a 5 – Perguntar aos alunos quantos livros lêem, tipo de leitura e saber qual meio se utilizam para obter informações do dia a dia.


SONORA 6 – Saber do professor de jornalismo se ele lia muito, se ainda lê e o que isso interfere na profissão.


SONORA 7 – Perguntar ao bibliotecário se há algum levantamento do número de livros emprestados pelos estudantes conforme cada curso, saber se o local dispõe de numero variados de periódicos para os alunos etc.


PASSAGEM – Repórter deverá apresentar os dados e índices de leitura e falar um pouco da profissão de jornalista. Obs: O cinegrafista fará imagens dos corredores, biblioteca plano geral, biblioteca alunos lendo livros e bibliotecários entregando livros.


Trabalho feito por:

Alunos: Gustavo, Juliana, Otávio, Lorena, Andréa, Ana, Luiza, Jusciléia, Márcio e Vânia.

Henrique Fróes disse...

Como combinamos em sala, o VT deve começar com um personagem que lê muito, que seja exemplo. Fazer imagens dele com o livro embaixo do braço, lendo, etc...

Luiza Lima disse...

Pauta Nota Coberta - Mudança de cardápio da lanchonete

Cidade: Brasília
Data: 20.03.09
Hora de saída da TV: 19h
Produtor: Luiza Lima
Reportagem _001
RETRANCA: Lanchonete refeições

Roteiro
1º local ___ Lanchonete do Unicesp (Unidade III - Interior) - horário: 20:00 h
Entrevistar: Dono da lanchonete

2º local ___ Corredores do Unicesp - horário: 21:00 h
Entrevistar: aluno 1, aluno 2, aluno 3, aluno 4 e aluno 5

3º local ___ Lanchonete do Unicesp (Unidade III - Exterior) - horário: 22:00 h
Entrevistar: Funcionários


Objetivo da Matéria ou Documentário:
Divulgar que, com o início do semestre, a lanchonete inaugurou uma extensão na parte exterior da faculdade, além da reformulação do cardápio, que agora passa a oferecer sanduíches feitos na chapa e refeições.

Informações sobre o assunto e sobre entrevistados/personagens:
Entrevistar cinco alunos que estejam na região da lanchonete e o dono da lanchonete

Observações:
OFF – Falar sobre o a lanchonete, visando mostrar as melhorias feitas e a importância de ter mais opções para oferecer aos alunos.

SONORAS 1 a 5 – Perguntar aos alunos sobre a freqüência em que eles se alimentam na faculdade e se eles sabiam das mudanças.

SONORA 6 – Perguntar ao dono o motivo para fazer as alterações no cardápio e um pouco sobre a história do estabelecimento.

Sugestão de imagens:
- Pegar imagens durante o intervalo. Tentar mostrar como o local fica movimentado durante este período.
- Cozinha da lanchonete (Se possível, com alguém preparando uma refeição ou sanduíche)
- Alguém que esteja apreciando um dos pratos.

Trabalho feito por:
Alunos: Gustavo, Juliana, Otávio, Lorena, Andréa, Ana, Luiza, Jusciléia, Márcio e Vânia.
Curso: Jornalismo - Professor: Henrique Froés

Fred disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fred disse...

GRUPO - DEEP PURPLE

Pauta
VT: Produção da Revista 100,9

Histórico:

Desde o segundo semestre de 2008 a Rádio Cultura FM Brasília e as Faculdades Unicesp estão na produção de um programa semanal. A Revista 100,9 vai ao ar às sexta-feiras, das 17h às 19h e conta com matérias produzidas pelos alunos do curso de jornalismo, dando enfoque à produção regional ou alternativa de música, teatro, cinema.

Personagem:

Jéssica Macedo, aluna do 5º semestre de jornalismo, é um das pessoas que abraçou o projeto. Desde o ano passado vem produzindo material e colaborando para a criação e fechamento da pauta do programa, também auxiliando na produção das matérias junto aos estudantes, professores e profissionais da rádio.

Fontes:

Professor Romoaldo de Souza, idealizador do projeto e responsável pelo contato com a produção na Ràdio Cultura. Leciona Radiojornalismo no Unicesp. Rende uma ótima sonora sobre o desempenho dos alunos e também a criação da revista. Geralmente entra ao vivo durante a transmissão do programa, então seria muito bom algumas imagens dele entrando com esse link, com direito a sobe som.

Marcos Pinheiro, diretor da Cultura FM e apresentador do programa. Trabalha há muitos anos por lá. Perguntar sobre a experiência, se teve precedentes e qual tem sido o feedback dos ouvintes na sonora.

Fernando Molina, coordenador do curso de jornalismo e professor do Unicesp. Também ajudou a montar a idéia do programa. Estreou um quadro sobre meio ambiente. Falar sobre o valor acadêmico desse tipo de situação prática e também do que a faculdade prepara para o futuro, se haverá projetos semelhantes.

Imagens:

Gravação no estúdio da faculdade; técnicos fazendo edição; alunos esperando do lado de fora do estúdio e preparando textos; professor Romoaldo dando aula e no link ao vivo; transmissão ao vivo do programa; instalações da rádio; sala do coordenador Molina.

Informações:

O programa é preparado de segunda a quarta-feira na faculdade. Na quinta e sexta-feira a edição é fechada na rádio, pelo produtor Claudêmio Costa. As gravações das matérias dos alunos são feitas no estúdio do Unicesp, geralmente à noite. O Revista 100,9 começa na sexta-feira, às 17 horas, e é transmitido dos estúdio da Rádio Cultura FM, na Esplanada nos Ministérios.

Contatos:

Jéssica Macêdo – jessica.mmacedo@gmail.com (8538.4876)

Romoaldo de Souza - romoaldodesouza@gmail.com (9909.1836)

Claudêmio Costa - claudemiocosta@hotmail.com (9975.3353)

Fernando Molina - luizfernandomolina@gmail.com (9211.8986)

Anônimo disse...

Pauta ( aviação civil)

Tema: Curso preparatório para Concurso da Anac oferecido pela faculdade Unicesp

Sinopse: O curso é preparatório para o concurso da ANAC com base no edital do concurso de 2007. As disciplinas constantes do curso são as básicas para os diversos cargos de níveis médio e superior: Língua Portuguesa, CBA (Código Brasileiro de Aeronáutica) e Lesgislação Específica e Língua Inglesa. O início das aulas está previsto para 06 de abril de 2009 e está condicionado ao fechamento de turmas no Campus do UNICESP, no Guará I, no Campus Sudoeste, localizado no Terraço Shopping ou em Taguatinga. No ato da matrícula o aluno poderá optar em pagar à vista com máximo desconto, parcelar em até 02 vezes no cheque ainda com desconto, ou em até 6 vezes no cartão de crédito pelo preço normal.
Encaminhamento: Questionar os benefícios do curso para os alunos e para a Instituição. Verificar as expectativas dos alunos diante do projeto de ensino.
Fontes: Professor Luciano - Coordenador do curso de aviação civil da faculdade unicesp, Um estudante de aviação(personagem)
Sugestões de perguntas: (para o professor)
- Como surgiu a idéia de criar um pré-concurso? - Qualquer interessado pode participar? - Qual a expectativa da coordenação do curso de aviação para estes alunos? - Como foi programado o conteúdo para ser ministrado aos alunos? - Os próprios professores do curso de aviação que darão as aulas? - Qual o diferencial desse curso oferecido pela instituição dos demais cursinhos?
(para o aluno) - O que você acha dessa oportunidade oferecida pela faculdade Unicesp?
- Como você ficou sabendo?
- Você se sente seguro adotando o cursinho preparatório oferecido pelo Unicesp?
- Porque vc decidiu fazer o concurso. A graduação não é suficiente na sua opinião?
Imagens: fachada da faculdade, imagens de corte do personagem, imagens de corte do professor, central de atendimento ao aluno, sala de aula e se possível imagens do dia da inauguração do curso preparatório.

-Pauteiros: Ana Carolina, Caroline Nardiane, Kemilly Bertine, Marôa Pozzebom, Renato, Thaís.

Anônimo disse...

Nota coberta ( segurança/catracas)

Histórico: No início do ano letivo as catracas na entrada finalmente foram instaladas e utilizadas, pois há vários semestre elas existiam, mas não funcionavam. No momento, os alunos só conseguem infressar na faculdade se tiverem com a sua carterinha, na qual não é utilizado como carteira estudantil. O objetivo da faculdade é conseguir manter a segurança dos estudante, e não controlar a frequência destes.

Encaminhamento: funcionamento do novo sistema(como é desenvolvido),dificuldades técnicas enfrentadas pelos usuários e vantagens.

imagens: faixada da faculdade, entrada dos alunos, imagens de corte da carterinha sendo utilizada nas catracas, central de atendimento ao aluno.

Pauteiros: Ana Carolina, Caroline Nardiane, Kemilly Bertine, Marôa Pozzebom, Renato, Thaís.

Henrique Fróes disse...

Salvo engano, essa matéria do cursinho para a Anac já não tinha um personagem, um cara que já era formado em Aviação Civil, ex-aluno do Unicesp, que iria fazer o cursinho? Kd?

Anônimo disse...

IRON MAIDEN
VT - Aumento de alunos no Unicesp
Repórter: definir
Data: definir

Informações:
Após quase 16 meses de nova administração, o Unicesp já demonstra sinais de que o caminho tomado pela Associação Educativa do Brasil, Soebras, mantenedora da instituição está na direção certa. Em 2009, a faculdade teve aumento de 20% no número de alunos matriculados. Dois fatores explicam a situação: * primeiro foi a distribuição de bolsas de até 100%;
* segundo o trabalho realizado pela faculdade que consiste em visitar escolas públicas e particulares dando palestras e divulgando os cursos de graduação.

Encaminhamento:
Mostrar os benefícios que são oferecidos para quem se matriculou na faculdade Unicesp. A faculdade obteve mais reconhecimento por parte dos alunos? O que calouros e veteranos pensam sobre este salto no número de graduandos? Verificar se há números de matriculas atualizados.

Entrevistas:
1) Secretário Geral da Unicesp - Cláudio Amorim

2) Diretora de Comunicação - Elaine Melo

3) Diretora Geral - Elaine Fagundes

4) Alunos
=====================
NC - Colação de Grau
A faculdade Unicesp mudou a colação de grau para o clube do Exército. O ambiente lá é bem maior e mais bonito.
É necessário falar com alunos que fazem colação no início de abril, Flávia, Douglas e outros que sempre estão na faculdade. Saber da diretoria o porque da mudança. Usar imagens de arquivo tanto de colação no auditório da faculdade, quanto usar imagens de arquivo do clube do Exército.
=====================
Henrique, o pessoal da técnica avisou que somente o professor poderá fazer reserva de câmera. Por tanto estamos sem saída, é preciso que você ligue para o Molina e peça para que ele resolva essa questão.

Anônimo disse...

Grupo - DEEP PURPLE

Nota Coberta (Assessora de comunicação do Unicesp, Carolina Macedo)

Histórico:
No início de 2009 os alunos foram surpreendidos por uma fucionária nova na faculdade, ou melhor, na dita “sala de vidro”. Muitos alunos desconhecem esta profissional, muitos nem imaginam qual a sua função e como ela atua na faculdade.

Dados:
Assessora de Comunicação do Unicesp;

Não é formada. Cursa no Unicesp, Produção Publicitária;

Já foi locutora de rádio e pretende exercer esta função aqui na faculdade;

Entrou na assessoria em 22 de janeiro de 2009;

Considera muito importante uma assessoria de imprensa na faculdade, até pelo fato do Unicesp ter passado por uma recente crise interna;

Colabora no relacionamento entre professores/cordenadores e alunos/direção, auxilia nos eventos da faculdade;

Já possui experiência em assessoria;

Possui projeto pessoal para a faculdade: uma “Rádio do Unicesp”(o projeto está aguardando aprovação pela direção da faculdade), uma revista também esté em seus planos.

Sugestão de imagens:
“sala de vidro”,conversando com cordenadores/professores/, ela no estudio da faculdade etc.

Grupo Iron Maiden de telejornalismo disse...

NC: Catracas

CABEÇA: Os alunos do Unicesp ganham mais segurança! Com as novas catracas ficou mais fácil monitorar a entrada e saída de todos.

OFF: Com o propósito de controlar a entrada e a saída de funcionários e estudantes, a novidade das catracas eletrônicas deixou todos surpresos.
Para transitar por elas é preciso ter um cartão de acesso fornecido pela instituição. Esse cartão que está associado a cadastros nos bancos de dados da faculdade, informa à catraca o nome de quem está passando. E outras informações, como se a pessoa, quando passou por ali pela última vez entrou ou saiu. A administração do Unicesp, acredita que a medida adotada desde o dia vinte e seis de fevereiro pode dar certo. Impedindo com mais facilidade o fluxo de desconhecidos nos Campus.

Unknown disse...

Cabeça:

O menu da lanchonete do Unicesp mudou. Agora os clientes já contam com serviços de refeição e mais um local para o atendimento, próximo do auditório.

OFF:

O novo cardápio passou a oferecer sanduíches na chapa, vitaminas, açaí na tigela e sucos diversos. Com isso, o número de fregueses aumentou.

E quem lucrou com o novo espaço foram os alunos que vem direto do trabalho e não tem tempo para jantar. Agora eles já podem se alimentar na faculdade.

Sonora:
Rosana Quely – Proprietária da lanchonete

Unknown disse...

CORREÇÃO!
Grupo Deep Purple
Nota Coberta

Cabeça:

O menu da lanchonete do Unicesp mudou. Agora os clientes já contam com serviços de refeição e mais um local para o atendimento, próximo do auditório.

OFF:
O novo cardápio passou a oferecer sanduíches na chapa, vitaminas, açaí na tigela e sucos diversos. Com isso, o número de fregueses aumentou.

E quem lucrou com o novo espaço foram os alunos que vem direto do trabalho e não tem tempo para jantar. Agora eles já podem fazer sua refeição na faculdade.

Sonora: Rosana Quely – Proprietária da lanchonete